World Travel Guides


Taiti e Polinésia Francesa - History


Taiti e Polinésia Francesa History

1000 ou 2000 anos antes de Cristo - Primeiras migrações vindas do Sudeste da Ásia. Em movimentos sucessivos, todos os arquipélagos serão, pouco a pouco, habitados. A população da Polinésia Francesa partilha os antepassados e a língua, o maohi, com os povos nativos do Hawai e com os maoris da Nova Zelândia.
1567 - O explorador Alvaro de Mendana de Neira descobre as Ilhas Salomão e, em 1595, as ilhas Marquesas.
Século XVIII - Os holandeses descobrem, em 1722, as Ilhas da Sociedade. Samuel Wallis é o primeiro europeu a visitar o Taiti. Em 1768, Bougainville também ali chega e reivindica o Taiti para a França. Thomas Cook desembarca nas ilhas em 1769.
1790 - Chegada de baleeiros e de negociantes australianos que incentivam a prostituição e o consumo de álcool. Depois destes, chegam missionários da London Missionary Society (LMS) - Sociedade Missionária de Londres. O número de habitantes do Taiti diminui rapidamente devido a variadas doenças.
1841 - Os franceses tomam o poder em Papeete. No fim do século, os cinco arquipélagos ficam sob tutela francesa, tomando, em 1903, o nome de '"Etablissements français d'Océanie" - Territórios franceses na Oceânia.
1957 - Estes territórios passam a ser oficialmente a Polinésia Francesa. No ano seguinte, 65% dos polinésios manifestam a vontade de permanecer ligados à França.
1963 - Com a implantação do Centro de Experimentação do Pacífico (CEP) em Mururoa e Fangataufa, a Polinésia entra de forma marcante na era nuclear, o que vai agitar profundamente as suas estruturas socioeconómicas.
1993 - Assinatura do Pacto do Progresso entre o estado francês e o território.
1996 - Fim dos ensaios nucleares franceses e desmantelamento das instalações.


Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!