World Travel Guides


Taiti e Polinésia Francesa - Enviornment


Taiti e Polinésia Francesa Environment

As 118 ilhas que constituem a Polinésia Francesa são pequenos pontos no vasto Oceano Pacífico Sul. Encontram-se divididas em cinco grupos: as ilhas da Sociedade (que incluem o Taiti), as ilhas Tuamotus, as ilhas Marquesas, as Austrais e as ilhas Gambiers. Apenas seis ilhas têm uma área superior a 100 km2 e a ilha mais a norte, Hatutu, dista mais de 2.000 km da ilha mais a sul, Rapa. Os territórios continentais mais próximos são a Austrália, a 5.200 km para oeste, e a América do Sul, a 6.000km para leste. O território vizinho mais próximo no Pacífico são as ilhas Cook, a oeste.

As ilhas da Polinésia Francesa são uma mistura de ilhas vulcânicas de elevada altitude e de atóis de corais. As ilhas mais elevadas têm um solo fértil e rico, e apresentam uma maior diversidade de vegetação do que os atóis. As magníficas flores tiare, do Taiti, crescem abundantemente nas ilhas mais altas e são cosidas para formar os leis (colares de flores) ou simplesmente colocadas no cabelo. Muitas das espécies de flora foram introduzidas nesta região, tais como o hibisco e a buganvília. A maior parte dos animais foi também introduzida e, entre eles, encontramos os porcos selvagens, algumas espécies de aves, as cabras semidomesticadas, nas ilhas Marquesas, e as ovelhas no Taiti, nas ilhas Austrais e nas Marquesas. Existem, em elevado número, pequenas osgas e há ainda grandes centopeias com um ferrão considerável. A Polinésia Francesa tem cerca de 100 espécies de aves diferentes tais como gaivinas, petréis, andorinhas-do-mar e fragatas. A abundância e diversidade da vida marítima evidencia-se mal se coloca a cabeça debaixo de água.

O clima tropical da Polinésia Francesa tem duas estações distintas. A estação das chuvas, entre Novembro e Abril, é caracterizada por temperaturas na ordem dos 27°-30°C, com elevada humidade, precipitação abundante (75% do índice anual de precipitação) e tempestades fortes mas breves. A estação seca, entre Maio e Outubro, tem poucas chuvas, o ar é mais seco e as temperaturas são ligeiramente mais baixas. Os ventos sopram regularmente a uma velocidade de 40 a 60 km/h. O maraamu é um vento de sudeste que normalmente sopra na estação seca e o toerau, um vento de nordeste, sopra ocasionalmente na estação das chuvas.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!