World Travel Guides


Portugal - Off the beaten track



				Cute churches, peaceful plazas

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Este parque natural, localizado no extremo norte de Portugal, junto à fronteira com Espanha, oferece paisagens maravilhosas e possui uma fauna e flora bastante variadas. O parque é bastante frequentado pelos turistas portugueses, embora estes tendam a permanecer nos parques de campismo, deixando o resto do parque para os amantes das caminhadas. Ali existem vários itinerários curtos, que passam por locais onde se pode nadar, bem como andar a cavalo ou alugar canoas.

Vale do Douro

Este vale é uma das regiões mais belas de Portugal, com os seus cerca de 200 km de íngremes e magnificentes paisagens que desfilam perante os nossos olhos da cidade do Porto até à fronteira com Espanha. Nos socalcos escavados nas encostas do vale alinham-se as vinhas que produzem o vinho do Porto, interrompidas apenas por uma ou outra alvíssima casa rural. As estradas que acompanham o Douro podem estar repletas de viandantes diurnos provenientes do Porto, mas, devido às cinco barragens construídas no Douro, é possível navegar por todo o rio, o que torna os cruzeiros fluviais um modo mais atractivo de desfrutar em paz de todo esse cenário magnífico.

Monchique

A calma vila serrana de Monchique, aninhada na encosta arborizada da serra de Monchique, constitui uma boa alternativa ao bulício das praias, na zona costeira. Além do belo e calmo local onde está situada, a vila dispõe de uma outra atracção turística que é a sua Igreja Matriz, a qual apresenta um pórtico de impressionante valor artístico - é aquilo que de mais parecido existe com nós dados em pedras. As calmas termas de Caldas de Monchique são um dos locais de interesse situados mesmo à saída da vila. Também vale a pena atravessar a densa floresta, de carro ou a pé, para visitar a localidade de Fóia, o "tecto" do Algarve. Deste local obtém-se uma vista magnífica sobre os campos circundantes.

Sagres

Esta pequena vila piscatória, no extremo sudoeste de Portugal (e da Europa), foi erigida sobre arribas abruptas e ventosas. A proximidade com a cidade de Lagos faz com que também esta vila seja frequentada por alguns turistas. No entanto, apesar desta proximidade, o porto da vila continua a ser um estaleiro naval e um dos melhores locais para a pesca da lagosta. Diz a lenda que o infante Dom Henrique, o Navegador, ali estabeleceu uma base naval, onde foi dada instrução aos mareantes que vieram a fundar o vastíssimo império português. Nas redondezas, encontramos várias praias agradáveis e o inóspito cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa.

Na sua maior parte, o alojamento económico consiste em quartos arrendados em casas particulares, bem como no bem equipado parque de campismo. A vila de Sagres está situada a cerca de 30 km a oeste de Lagos, existindo ligações rodoviárias frequentes entre a vila e a cidade. As ligações directas a Évora e a Lisboa são menos frequentes.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2018. All Rights Reserved!