World Travel Guides


Arménia - Enviornment


Arménia Environment

Sendo um país ainda mais pequeno que a Bélgica, a Arménia está situada num istmo entre os mares Negro e Cáspio, estando rodeada pelo Irão, a sudeste, pela Turquia, a sudoeste, pela Geórgia, a norte, e pelo Arzebaijão, a leste. A norte, a terra eleva- se, formando a cordilheira montanhosa do Pequeno Cáucaso, (Maly Kavkaz), enquanto que as áridas planícies se estendem para sul, em direcção à Turquia e ao Irão. Apenas 10% do país se encontra a uma altitude inferior a 1000 m, sendo o seu ponto mais alto o Mt Aragats, com 4090 m. O rio Araks constitui a maior parte da fronteira da Arménia com o Irão e uma parte da fronteira com a Turquia. Os áridos sopés das montanhas ficam a poucos quilómetros de distância da região alpina. O fértil vale Ararat é uma das maiores fontes do rendimento agrícola do país.

A vida selvagem da Arménia inclui o tur (cabra selvagem), o mouflon (uma espécie de ovelha selvagem), o chamois (uma cabra semelhante a um antílope) e uma extraordinária variedade de flores silvestres durante a Primavera e o Verão. No Outono, as cores das florestas em redor do lago Sevan são magníficas. Infelizmente, mais de um terço do lago, o único reservatório de água doce do país, foi aproveitado para a produção de energia eléctrica, o que ameaça o abastecimento de água do país. O bloqueio imposto pelo Azerbaijão ao nível da energia tem levado à destruição massiça das florestas, resultante do abate de árvores para obtenção de lenha. As florestas e os bosques cobrem cerca de um décimo da Arménia, as terras áridas representam cerca de 18% e um terço do país é constituído por pastagens.

As Montanhas do Cáucaso do Norte impedem que o país sofra as piores consequências dos rigorosos Invernos da Rússia e, por isso, grande parte do seu clima tem origem na Pérsia e na Síria. A época das chuvas decorre em Abril/Maio, embora na Arménia não chova tanto como em alguns dos seus países vizinhos. Durante o Inverno, as montanhas a sul estão geralmente cobertas de neve, mas as zonas mais baixas como, por exemplo, o vale Ararat, gozam muitas vezes de temperaturas amenas (sendo muito elevadas no Verão). O sul tem um clima sub-tropical.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2018. All Rights Reserved!