World Travel Guides


Argentina - Enviornment


Argentina Environment

A Argentina ocupa a metade oriental da longa e afilada cauda da América do Sul. É um país enorme - o oitavo maior país do mundo - e o segundo maior país da América do Sul. A ocidente faz fronteira com o Chile (separada apenas pela Cordilheira dos Andes), confrontando-se a leste com o Uruguai e o Brasil e a norte com o Paraguai e a Bolívia (separados por rios). Partilha o território insular da ilha da Terra de Fogo com o Chile e continua a disputar com os Britânicos a posse das Ilhas Malvinas (as Falklands para os Britânicos). A topografia argentina é afectada pela latitude e altitude, variando de acordo com estes dois factores. Com efeito, o país pode dividir-se em quatro regiões fisiográficas principais: a ocidente os Andes (com áridas bacias, sopés recheados de vinhas, montanhas glaciares e a província dos lagos), a norte as planícies férteis (com florestas subtropicais), a Pampa central (uma área plana de grandes espaços com extensões húmidas e extensões secas) e, finalmente, a Patagónia (uma combinação de estepes pastorais e regiões glaciares).

Nesta variedade de ambientes mais de vinte parques nacionais encarregam-se de zelar pela preservação de grandes áreas, protegendo ainda a vida selvagem, em muitos casos única, como o caimão (ou yacarÉ), o puma, o guanaco (um parente do lama dos Andes que habita as planícies), o nandu (semelhante à avestruz), o condor dos Andes, o flamingo, diversos mamíferos marinhos raros e as aves marinhas existentes de que fazem parte os pinguins de Magalhães. Igualmente protegidas, são as florestas tropicais virgens, os cactos em flor, as extensas florestas de árvores Araucaria araucana (conífera da família dos Pinheiros) e as faias do sul.

A Argentina apresenta um clima subtropical a Norte, húmido e sufocante ao centro, frio e, no sul, temperado. O clima na região dos Andes é irregular: enchentes repentinas no Verão, calor abrasador, neve a altitudes mais elevadas e o Zonda - um vento quente e seco. As planícies recebem chuva em quantidade suficiente para alimentar as florestas pantanosas e a savana dos planaltos, mas a pluviosidade vai diminuindo à medida que se avança de leste para oeste. No Verão, é comum ocorrerem pequenas inundações. A estação seca do Inverno é acentuada e o calor no Verão pode ser brutal. A área das planícies da Pampa é igualmente vulnerável a inundações. A Patagónia goza de um clima temperado durante todo o ano, a leste, e de temperaturas glaciares, a sul.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!