World Travel Guides


Argentina - Culture


Argentina Culture

A arte, arquitectura, literatura e estilo de vida da Argentina têm fortes influências europeias. Contudo, no tocante à literatura, em particular, a influência funciona em ambos os sentidos. A Argentina tem produzido escritores de renome internacional como Jorge Luis Borges, Julio CortÁzar, Ernesto SÁbasto, Manuel Puig e Osvaldo Soriano. Pelo facto de muitos argentinos terem sido educados na Europa, Buenos Aires, em especial, tenta deliberadamente imitar as tendências culturais europeias na arte, na música ou na arquitectura. Em consequência, a cidade alberga importantes museus e galerias de arte e uma comunidade teatral vigorosa. O cinema argentino tem alcançado estatuto internacional, reflectindo frequentemente os horrores da Guerra Suja.

O tango é provavelmente a mais conhecida manifestação da cultura popular argentina. Esta dança e música têm estimulado, ao longo dos tempos, a imaginação de românticos de todo o mundo. A música popular tem igualmente florescido. Os Argentinos dedicam muita atenção ao desporto - mais do que um mero jogo, o futebol é uma obsessão nacional. A Argentina ganhou o Campeonato do Mundo em 1978 e 1986 e nos últimos 10 anos os feitos de Diego Maradona (o Argentino mais famoso desde Che Guevara) têm deliciado adeptos do futebol, paparazzi e colunistas.

O Catolicismo romano, religião oficial, está imbuído de crenças populares que divergem da doutrina oficial. Tanto o espiritismo como a veneração dos mortos estão fortemente enraizados, sendo frequente assistir-se a procissões aos túmulos de familiares e pessoas famosas. Ainda que a língua oficial seja o espanhol, algumas comunidades imigrantes mantêm a sua língua mãe como símbolo de identidade. O italiano é uma língua vulgarmente entendida, reflectindo a influência do maior grupo de imigrantes do país, e o "inglês da BBC" é preservado pela comunidade anglófona. Existem 17 dialectos índios que incluem o quechua, o mapuche, o guaranÍ, o tobas e o matacos.

A carne domina os menus Argentinos e por 'carne' deve entender-se carne de vaca. As espetadas mistas (parrillada) são a paixão nacional, prato em que se servem, literalmente, pedaços de quase todas as partes do animal: tripas, intestinos, tetas, etc. Neste verdadeiro pesadelo para um vegetariano, os pratos favoritos italianos, como os gnocchi são uma alternativa apetecível. Especial atenção deve ser dedicada aos deliciosos gelados argentinos (helado) que, mais uma vez, reflectem a influência italiana. A partilha da infusão de mate (chá do Paraguai) é muito mais que uma bebida, é um verdadeiro ritual. Se lhe for oferecida deve aceitá-la como um sinal de especial aceitação. As ervas mate, da família do azevinho, são preparadas com requinte e a infusão é partilhada numa cabaça,.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!