World Travel Guides


EUA



				Caricaturist's handiwork, San Francisco

Os Estados Unidos reclamam para si o estatuto de serem a maior história de sucesso do mundo moderno: uma nação formada por um conjunto incrivelmente heterogéneo de pessoas, que pouco tinham em comum, a não ser o desejo de escolher o seu próprio caminho para alcançar riqueza e felicidade, e que se reuniu em torno dos nobres ideais consagrados na Constituição e na Declaração de Independência, para forjar o país mais rico, mais imaginativo e mais poderoso do mundo.

Apesar de os polemistas citarem, justamente, a destruição das culturas indígenas americanas, o racismo, o imperialismo e as actividades obscuras da CIA no topo de uma longa lista de atrocidades cometidas, metade do mundo continua entusiasmado com a ideia americana. Este foi, afinal, o país que ensinou ao mundo como partir em busca da felicidade e lhe proporcionou a liberdade de expressão, a luz eléctrica, os aviões, os frigoríficos, o vaivém espacial, os computadores, os blues, o jazz, o rock and roll e os filmes que culminam no baile de finalistas do liceu.

Numa viagem curta, os visitantes dificilmente conseguirão desfazer os preconceitos que já formaram acerca do país e dos seus habitantes, uma vez que os americanos são especialistas em mitificar e autopromover a sua cultura e história. O país já foi objecto de tantos filmes, fotografias, pinturas, artigos e livros que é necessário abstrair dos personagens e enredos do mundo da representação para que deixe de parecer um cenário.

Este facto poderá provocar uma estranha sensação de familiaridade quando nos deparamos pela primeira vez com uma realidade para nós desconhecida, em que as lojas estão abertas 24 horas por dia, o café é, por assim dizer, servido em baldes, toda a gente usa a fórmula have-a-nice-day, podemos levantar dinheiro no multibanco sem sair do carro, os pastores pregam o Evangelho na televisão, a gasolina é barata e os jornais, em vez de serem colocados na caixa de correio, são atirados para o relvado diante das casas. Mas seria insensato deixarmo-nos iludir demasiado por esta aparente familiaridade, já que basta assistir durante meia hora ao programa de televisão Oprah para perceber que os rituais e hábitos da vida americana são bem mais complexos, encantadores e desconcertantes do que os de qualquer outra cultura do mundo, por mais estranha que possa ser.

Predisponha-se a explorar esta estranheza e não se contente apenas com o confortável sentimento de familiaridade. Só assim descobrirá que os Estados Unidos têm para lhe oferecer algumas das mais excitantes cidades do mundo, a par de paisagens verdadeiramente deslumbrantes. Poderá ainda observar um forte sentimento regionalista nas pessoas, uma mitologia poderosa, maior riqueza histórica do que a sua herança deixa adivinhar e, sem dúvida, os nativos mais acessíveis do mundo.



Introduction
Facts for the traveller
Money & Costs
Attractions
Off the beaten track
Activities
History
Culture
Environment
Getting Around

Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2017. All Rights Reserved!