World Travel Guides


Maldivas



				Palms are rarely far from view

As luxuosas estâncias nas Maldivas atraem os turistas com a promessa do 'último paraíso na Terra', e se a sua ideia de paraíso for uma ilha tropical prístina com palmeiras ondulantes, praias de areia branquíssima e cintilantes lagoas azul turquesa, então as Maldivas não o vão desiludir. Consistem também num dos principais destinos dos mergulhadores, que vão atraídos pelos fabulosos recifes de coral e pela diversidade da vida marinha. Mas não são lugar para pessoas que gostem de viajar de mochila às costas e gastar pouco, ou para "antropologistas amadores" que queiram viajar à vontade e viver como os habitantes locais.

O turismo nas Maldivas é cuidadosamente organizado. O plano geral do país para o turismo identifica como atracções principais o mundo subaquático e 'o factor Robinson Crusoé', mas estes pontos de interesse não são encarados como sendo compatíveis com turismo massivo, económico e em grande escala. A ausência de recursos locais torna necessário importar praticamente tudo aquilo de que um visitante necessita, desde mobiliário a legumes frescos, por isso as Maldivas não podem competir em termos de preço de mercado. A estratégia tem sido desenvolver um número limitado de estâncias de alta qualidade, cada uma na sua própria ilha desabitada, livre de tráfego, de crime e de consumismo intenso.

A estratégia turística das Maldivas também visa minimizar os efeitos adversos do turismo nas comunidades muçulmanas tradicionais. Os turistas podem fazer curtas visitas guiadas a aldeias piscatórias locais, mas devem voltar em seguida para a sua estância. A maioria fica satisfeita com este vislumbre da vida e cultura locais, mas permanecer durante mais tempo ou viajar para atóis fora da zona turística exigem uma boa razão, uma licença especial e a companhia de um habitante local que se responsabilize pelo visitante. Após uma breve visita a qualquer uma das ilhas, a maioria dos turistas acaba por compreender estas restrições: é inimaginável acreditar que as comunidades isoladas das Maldivas pudessem vir a beneficiar de longas estadas de um número descomunal de turistas.

Quer se goste quer não, esta indústria turística, extremamente regulamentada, tem tido um enorme sucesso - existem mais e melhores estâncias, um constante aumento do número de visitantes e um impacto mínimo nos ambientes natural e social. As Maldivas são internacionalmente reconhecidas como modelo para um desenvolvimento turístico sustentável e ecológico.



Introduction
Facts for the traveller
Money & Costs
Attractions
Off the beaten track
Activities
History
Culture
Environment
Getting Around

Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2017. All Rights Reserved!